Certificação Internacional SIELE

O Siele é um Exame gerenciado pela Telefônica Educação Digital é aceito em 35 países e mais de 180 universidades no mundo.

 

A FourFlags é credenciada a aplicar  o SIELE (Servicio Internacional de Evaluación de la Lengua Española) como nova certificação de proficiência em espanhol para seus alunos.

 

O SIELE é promovido pelo Instituto Cervantes, pela Universidade Nacional Autônoma do México, pela Universidade de Salamanca (Espanha) e pela Universidade de Buenos Aires (Argentina) e é administrado em todo o mundo pela Telefônica Educação Digital, empresa do grupo Telefônica especializada em oferecer soluções integrais de aprendizagem online para a educação e formação.

 

O SIELE é o primeiro sistema de proficiência internacional digital, que atesta o grau de competência na língua espanhola por meio de quatro provas: compreensão de leitura, compreensão auditiva, expressão e interação escritas, e expressão e interação orais; e tem como referência os níveis estabelecidos pelo Marco Comum Europeu de Referência para as Línguas (MCER) do Conselho da Europa.

 

Por sua característica digital, o SIELE é um exame ágil e flexível, que já dispõe de mais de 300 Centros de Exames Autorizados em mais de 55 países no mundo. A prova dura até três horas e, em até três semanas, é enviada ao candidato uma notificação por e-mail informando o resultado do exame. O certificado tem validade de dois anos e inclui a pontuação obtida na prova e sua correspondência com os níveis do MCER. A certificação internacional é um diferencial para alunos do idioma espanhol que pleiteiam estudar no exterior, já que é exigida em vários

 

Como é o exame SIELE?

O SIELE consta de quatro provas que são correspondidos com as diversas actividades comunicativas da língua:

Prova 1. Compreensão de leitura CL

Esta prova consta de 5 tarefas com um total de 38 perguntas. O candidato deve ler vários textos com diferentes graus de complexidade e responder a perguntas sobre os mesmos. O tempo máximo para realizar esta prova é de 60 minutos e a sua correção é automática e imediata tendo um valor máximo de 250 pontos.

Prova 2. Compreensão auditiva CA

Esta prova consta de 5 tarefas com um total de 38 perguntas. O candidato deve escutar diferentes gravações de diversos tipos (conversações, conferências, etc.) com diferentes graus de complexidade e responder a perguntas. O tempo máximo para a sua realização é de 55 minutos e a sua correção é automática e imediata tendo um valor máximo de 250 pontos.

Prova 3. Expressão e interação escritas EIE

Esta prova consta de um total de 2 tarefas onde o candidato deve escrever dois textos, de acordo com as instruções e os textos que se lhe proporcionam. O tempo máximo para realizar esta prova é de 50 minutos e a sua correção é automática e imediata tendo um valor máximo de 250 pontos. O conteúdo desta prova é gravado e é avaliado posteriormente por qualificadores peritos do SIELE.

Prova 4. Expressão e interação orais EIO

Esta prova consta de um total de 5 tarefas onde o candidato deve gravar as suas respostas a diferentes perguntas que escutará, assim como realizar duas apresentações orais. O tempo máximo para realizar esta prova é de 15 minutos e a sua correção é automática e imediata tendo um valor máximo de 250 pontos. O conteúdo desta prova é gravado e é avaliado posteriormente por qualificadores peritos do SIELE.

Na elaboração das tarefas que compõem as provas, são consideradas referências o l Plan Curricular del Instituto Cervantes (PCIC) e o Quadro Europeu Comum Referência para as Línguas (MCER).

 

O candidato pode realizar o exame completo ou apenas determinadas provas. O exame completo tem uma ordem fixa e pré-estabelecida das provas (CL, CA, EIE, EIO), com uma duração de 3 horas e uma pausa extra de 15 minutos após a prova de CA.

 

Na opção por provas, o candidato pode decidir avaliar o seu domínio do espanhol apenas em algumas competências. Neste caso pode escolher entre 4 combinações possíveis:

  • S1 Compreensão de leitura + Compreensão auditiva
  • S2 Compreensão de leitura + Expressão e interação escritas
  • S3 Compreensão auditiva + Expressão e interação orais
  • S4 Expressão e interação orais

Num prazo não superior a três semanas, o candidato recebe uma notificação dizendo que já pode acessar aos seus resultados e ao Certificado ou Relatório das suas provas.

 

Na opção de exame completo recebe um Certificado, que inclui uma pontuação por provas relacionadas com os níveis do MCER e uma pontuação numérica resultado da soma da pontuação obtida em cada prova.
Na opção por bloques, o candidato recebe um Relatório que inclui uma pontuação por cada prova vinculada aos níveis do MCER.

 

Tanto no Certificado como no Relatório será incluída uma descrição em espanhol do que o candidato é capaz de fazer em cada uma das competências.

 

Mais informação sobre o certificado SIELE
no portal oficial https://siele.org/pt/home (em espanhol, inglês e portugués)