Qual a melhor idade para começar a estudar inglês?

“Qual o melhor momento para iniciar um curso de inglês para crianças?”
Hoje em dia recebemos muitos pais com dúvidas sobre quando seria o momento ideal para os filhos iniciarem os estudos da língua inglesa.

Existem muitas divergências sobre esse assunto mas um consenso é que os primeiros contatos e aprendizados aconteçam logo após a criança começar a falar e entender a língua materna.

É muito importante que os pais deixem as crianças livres de pressões, de tal forma que possam aprender de forma lúdica e sem muitas cobranças.

A melhor idade para começar um curso de inglês é desde os primeiros anos de vida da criança

Praticar o bilinguismo (ou mesmo o multilinguismo) desde os primeiros anos de vida pode estimular o cérebro e o desenvolvimento das habilidades essenciais à vida adulta, como, por exemplo, a concentração e o controle emocional.

Não existe nenhum tipo de interferência negativa de uma língua sobre outra no ato da aprendizagem. Pelo contrário, o idioma estrangeiro desperta a curiosidade e instiga a criança, portanto, não representa uma ameaça à língua materna ou ao desenvolvimento da criança.

Portanto, se os pais tem meios de colocar a criança em um curso de Inglês ou em uma escola regular que possua este recurso, vá em frente! Seu filho só terá a ganhar com esse hábito!

Na FourFlags Language Center oferecemos cursos de inglês para crianças a partir dos 3 anos.
Temos uma equipe pedagógica especializada no atendimento e cuidados aos pequenos.
Salas de aulas, banheiros e mobiliário apropriados para atender às necessidades das crianças de tal forma que elas possam se dedicar totalmente e mergulhar no novo idioma de forma natural.

 

Materiais Adotados pela 4Flags no curso de inglês para crianças

 

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Cookie and Friends – Curso de inglês para crianças a partir dos 3 anos

Para alunos de 3 anos, utilizaremos a série Cookie and Friends, da Oxford. É um curso prático para crianças pequenas que estão começando a estudar inglês, seguindo os objetivos principais da educação infantil.
As crianças que cursam este material estão no estágio inicial do aprendizado e, portanto, o principal objetivo é ensinar inglês com foco no desenvolvimento completo da criança.
Isso se atinge envolvendo-a sempre que possível e por meio de atividades que melhoram a coordenação motora grossa e fina e ainda habilidades espaciais, pessoais, sociais e emocionais.
A revisão e repetição são muito importantes para crianças dessa idade assim como a reciclagem, que é fundamental.
A linguagem e os conceitos são constantemente revisados e se constroem ao longo do curso através da interação comunicativa com o grupo.

 

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Big Fun – Curso de inglês para crianças de 4 a 6 anos

 

Para crianças de 4 a 6 anos adotaremos em nosso curso de inglês a série Big Fun da Pearson, que abrange 03 níveis de conhecimento (Big Fun 1, 2 e 3).
Os alunos aprendem inglês assim como aprendem a língua materna. O material garante aprendizagem por meio do listening, imitation e repeating de tal forma que os alunos comecem a produzir por si sós.

Ele usa uma abordagem atualizada, que inclui Aprendizado Integrado de Conteúdo e Idioma (CLIL), Habilidades do século XXI e Avaliação para Aprendizagem.

Aumenta as habilidades de apresentação verbal e a consciência para a natureza e a vida diária. Através do pensamento crítico, Big Fun desafia as crianças a pensar profundamente e a expressar suas ideias.

 

Aplicação

O aprendizado se torna ainda mais atrativo e interessante por meio de ferramentas como CD-room, DVD e o Active Teach, estabelecendo uma home-school connection, na qual os pais podem notar a evolução do filho(a).

Valores

Para que os significados de valores sejam compreendidos tanto em sala de aula quanto fora, o material fornece jogos, músicas, etc., a fim de que ao término do Big Fun3, os alunos possam discutir valores de maneira significativa.

Desenvolvimento do idioma

Uma vez que o aluno consiga compreender e ser compreendido, ele estará enfim, comunicando-se. Tal comunicação é alcançada por meio de práticas de conversação em sala de aula.

Características de competência educacional

O material promove ensino por meio do descobrimento e desenvolvimento de áreas de formação tais como:

√ Personal and Social Development

√ Physical Development and Health

√ Mathematical Thinking

√ Language and Communication

√ Artistic Expression and Appreciation

√ Discovering Our World

 

Amazing! And Projects

Ambos são tópicos com foco na natureza e criação. Deste modo, os alunos são introduzidos ao CLIL (Contentand Language Integrated Learning).

Primeiramente, o professor irá mostrar uma foto/objeto, a fim de que eles aprendam algo sobre o tema. Com base nesta atividade, os alunos serão direcionados a criar algo relacionado à matéria, com o propósito de aperfeiçoar o entendimento da lição anterior.

 

Show Time

Ao final do semestre,os alunos terão a oportunidade de mostrar e revisar o que foi aprendido.
Para isso, temos o Show Time Poster, que tem como finalidade direcioná-los, com a ajuda do professor, a organizarem suas ideias.
Além de todo o projeto de criação, os pais e amigos são convidados a participarem da atividade.

 

 

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Big English – Curso de inglês para crianças de 7 a 9 anos

Direcionado para crianças de 7 a 9 anos, o material garante que os alunos se tornem ativos em todas as lições. As crianças fazem conexão com seu conhecimento prévio e então são encorajandas a compartilhar suas experiências empíricas, ideias e opiniões em inglês.

Por meio de uma variedade de recursos, tais como ilustrações, fotos, adesivos, entre outros, o aluno será capaz de captar o que chamamos de inteligências múltiplas.
As inteligências múltiplas são: matemática, lógica, linguística, espacial, cinestésica, musical, naturalista, existencial, interpessoal e intrapessoal.
Essas habilidades cognitivas irão ajudá-los a estudar diferentes conteúdos através de diferentes perspectivas.

Seguem abaixo quatro processos que utilizamos para avaliar se o aprendizado está sendo efetivo:

Envolver: certificar que os alunos estejam cientes dos objetivos da lição para que eles se sintam confiantes em relação ao seu próprio aprendizado;

Monitorar: promover oportunidades com o intuito de avaliar o quanto estão aprendendo e descobrir onde estão as dificuldades;

Auxiliar: uma vez que tais dificuldades forem notadas, reinvente outra maneira de explicar em outro contexto ou utilizando outro recurso;

Desafio: não se prenda à página. Personalize a sua explicação.

 

Habilidades integradas

O Big English fornece uma abordagem para o desenvolvimento das quatro habilidades: listening, speaking, readinge e writing.
Com o equilíbrio das quatro, a comunicação será efetiva.

Isso será possível por meio de músicas, diálogos, perguntas e respostas, jogos, etc.

 

Conceitos de gramática apropriada

Para as crianças, devido ao nível cognitivo, não seria apropriado para os professores apresentarem a gramática como “regras”.
Isto de se deve ao fato de que requerem análises não compatíveis com a idade dos alunos.
Ao invés disso, o mais adequado seria a aprendizagem por meio de “chunks”. Os chunks são vistos e escutados pelos alunos por diversas vezes. Por fim, os alunos começam a utilizá-los de forma natural.

A gramática não é negligenciada, ao contrário, ela é apresentada em “grammar boxes” e em posters.

 

Projetos

 

O material do Big English fornece projetos referentes ao que foi estudado em cada unidade. Essa atividade estimula os alunos a criarem situações onde eles dramatizam o assunto abordado na Unit. Para níveis avançados, os aluos também apresentam o projeto para a sala.

 

Matrículas Abertas!

Unidades:

São Caetano: Av Vital Brasil Filho, 266 – Fone: 4228-4046

 

São Bernardo: Rua João Pessoa, 681 – Fone: 4335-0909

 

SP Vila Mascote:  Avenida Mascote, 461 – Fone: 5671-3030


www.4flags.com.br 

 

Referências externas:

 

Editora Oxford:

https://global.oup.com/brasil/

 

Editora Pearson:

https://br.pearson.com/